Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Últimas notícias 58% dos brasileiros perceberam aumento na criminalidade, diz Datafolha
Últimas notícias

58% dos brasileiros perceberam aumento na criminalidade, diz Datafolha


Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (12) aponta que 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em suas cidades. O levantamento, realizado entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A percepção de aumento da criminalidade é predominante em diferentes grupos demográficos. Enquanto 58% relatam aumento da criminalidade, 25% acreditam que a situação se manteve estável. Apenas 15% dos entrevistados percebem uma diminuição dos crimes.

A percepção de aumento da criminalidade é maior entre mulheres (62%), moradores de regiões metropolitanas (66%) e da região Sudeste. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, essa percepção é menor. No interior, 51% dos entrevistados também relatam aumento da criminalidade.

Entre os homens, 52% percebem aumento na criminalidade, enquanto 19% notam diminuição. A pesquisa Datafolha revela que a diferença entre homens e mulheres chega a dez pontos percentuais.

A percepção sobre a criminalidade varia entre as faixas de renda. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, 64% relatam aumento da criminalidade, enquanto 12% percebem diminuição. Para quem ganha menos de dois salários mínimos, 59% relatam piora na violência e 16% relatam melhora.

Na faixa de renda entre cinco e dez salários mínimos, 50% dos entrevistados percebem piora na criminalidade, 31% acreditam na estabilidade e 16% relatam melhora. A margem de erro para essa faixa de renda é de cinco pontos percentuais.

Além da percepção sobre a criminalidade nas cidades, a pesquisa Datafolha questionou os entrevistados sobre a segurança em seus bairros. Os números revelam que 44% dos entrevistados relataram aumento da criminalidade em suas vizinhanças, enquanto 38% não notaram mudanças. Outros 19% dos entrevistados afirmam que a criminalidade diminuiu em seus bairros.

A CNN procurou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para comentar a pesquisa. O texto será atualizado assim que houver retorno.



FONTE:CNN BRASIL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rodrigo Caio retorna ao Flamengo para integrar comissão técnica; entenda

O Flamengo anunciou a volta de Rodrigo Caio para o clube nesta...

Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics

O governo brasileiro quer uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade...

Papa Leão XIV diz querer fortalecer diálogo com judeus em carta para rabino

O papa Leão XIV disse às comunidades judaicas do mundo que deseja...

Na China Lula fala sobre Palestina, Guerra na Ucrânia e reforma da ONU

O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (13) de...