Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Esportes Fifa exclui León, adversário do Flamengo, do Mundial de Clubes
Esportes

Fifa exclui León, adversário do Flamengo, do Mundial de Clubes


fbl mex america leon

O clube mexicano León, sorteado para o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes deste ano nos Estados Unidos, foi excluído da competição pela Fifa por ter infringido o regulamento sobre multipropriedade, anunciou a entidade máxima do futebol em comunicado publicado nesta sexta-feira (21).

Depois de abrir um processo contra León e Pachuca, dois clubes mexicanos pertencentes ao mesmo proprietário (Grupo Pachuca), “o Comitê de Apelação da Fifa (…) decidiu não admitir o Club León na competição e anunciar seu substituto no tempo oportuno”, diz a nota.

“Tanto o CF Pachuca como o Club León não cumprem os critérios sobre a propriedade de vários clubes que consta no regulamento do Mundial”, acrescentou a Fifa.

O artigo 10.1 do regulamento do torneio estipula que nenhum participante poderá “possuir valores ou ações de nenhum outro clube na competição, ou ter vínculo comercial com eles”.

O Alajuelense, da Cosa Rica, que pode herdar a vaga, havia denunciado a participação dos dois clubes mexicanos no Mundial, cuja primeira edição neste novo formato com 32 equipes será disputada de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

O León estava no Grupo D, que tem o Flamengo como cabeça de chave, além do Chelsea da Inglaterra e do Espérance da Tunísia.

– Clubes se dizem independentes –

Na manhã desta sexta-feira, no México, tanto o Pachuca como o León publicaram na rede social X suas respectivas reações à notificação que receberam da Fifa comunicando que um dos dois seria excluído do Mundial de Clubes.

Nenhum dos dois clubes reconheceu que a resolução já havia sido aplicada ao León. De fato, ambos esperam a determinação do secretário-geral da Fifa “nos próximos dias”.

Diante do anúncio de que uma das duas equipes seria excluída, o Pachuca foi o primeiro a reagir, ao emitir um comunicado enfatizando que “os motivos desta decisão não foram comunicados”.

Sete minutos depois, o León declarou que apresentou nos últimos meses “todas as provas e documentos que confirmam que o clube está operando de forma independente em todos os aspectos financeiros, administrativos e esportivos”.

O León antecipou que, caso seja excluído do Mundial, “com os mesmos direitos que nos garantiram uma vaga em campo, iremos às últimas consequências nos mais altos tribunais desportivos”.

Em janeiro, o León contratou o astro colombiano James Rodríguez como reforço para o torneio.

O Grupo Pachuca é, desde a sua fundação em 1995, proprietário do clube Pachuca. Em 2011, o consórcio adquiriu o León.

O empresário mexicano Jesús Martínez Patiño é presidente do Grupo Pachuca, seu irmão Armando Martínez Patiño é presidente do Pachuca e seu filho Jesús Martínez Murguía é presidente do León.

O León se classificou para o Mundial de Clubes ao vencer a Copa dos Campeões da Concacaf de 2023; o Pachuca venceu o mesmo torneio em 2024.

No final do ano passado, Jesús Martínez Patiño anunciou publicamente sua intenção de vender 51% das ações do León antes de 2027.

str/ma/cb/am

© Agence France-Presse


Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Jarry vence João Fonseca em duelo sul-americano e vai às oitavas de Wimbledon

O tenista chileno Nicolás Jarry, atualmente 143º colocado do ranking mundial, surpreendeu...

Brasiliense Pedro Clerot encara etapa da FRECA na Hungria após vitória na Holanda

Após conquistar sua primeira vitória na temporada 2025 da Fórmula Regional Europeia...

Gabigol é absolvido em caso de fraude em exame de doping

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Cruzeiro, foi absolvido da acusação...

Dezenas de pessoas prestam homenagem a Diogo Jota em Portugal

Dezenas de pessoas, entre elas o empresário Jorge Mendes, o primeiro-ministro e...