Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Últimas notícias Efeito do tarifaço ainda não chegou na base trumpista, diz economista
Últimas notícias

Efeito do tarifaço ainda não chegou na base trumpista, diz economista


O economista Mauricio Moura, professor na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, disse que, por enquanto, a base eleitoral de Donald Trump continua apoiando suas ações, mas alertou que isso pode mudar quando o impacto econômico das tarifas começar a ser sentido diretamente pelos eleitores de baixa renda.

Moura explicou que o eleitorado principal de Trump é composto por pessoas de menor renda e escolaridade, com pouca participação no mercado de ações. Consequentemente, as flutuações na bolsa de valores, resultantes das políticas tarifárias, não afetam diretamente esse grupo.

Segundo o economista, o grupo mais afetado pelas oscilações do mercado financeiro tende a ser contra as políticas de Trump. “O grupo que tem mais poupança nas bolsas de valores já é um grupo anti-Trump, é mais escolarizado, é mais concentrado nas regiões metropolitanas, tem mais renda”.

No entanto, Moura alerta que o cenário pode mudar quando o aumento dos preços começar a ser sentido no dia a dia dos consumidores. “O que vai atingir o grupo de eleitores do Trump vai ser o preço das coisas. E, obviamente, vai aumentar preço, porque todo mundo sabe que tarifa é um imposto sobre os produtos e quem paga é o consumidor”, explicou.

A estratégia de Trump

O professor também abordou a estratégia política de Trump, descrevendo-o como alguém que “vive de manchetes” e “vive de atenção”. O economista argumentou que Trump aprendeu, durante seus 14 anos como apresentador de reality show, que o conflito gera audiência.

“Ele é um político que, durante 14 anos como apresentador de um reality show, basicamente aprendeu que o que gera audiência é conflito. Então, se ele vive de atenção, vive de audiência, ele é um gerador de conflito”, concluiu Moura.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



FONTE:CNN BRASIL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rodrigo Caio retorna ao Flamengo para integrar comissão técnica; entenda

O Flamengo anunciou a volta de Rodrigo Caio para o clube nesta...

Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics

O governo brasileiro quer uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade...

Papa Leão XIV diz querer fortalecer diálogo com judeus em carta para rabino

O papa Leão XIV disse às comunidades judaicas do mundo que deseja...

Na China Lula fala sobre Palestina, Guerra na Ucrânia e reforma da ONU

O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (13) de...