Lar Tecnologia Amazon lança satélites ao espaço para brigar com a Starlink de Musk
Tecnologia

Amazon lança satélites ao espaço para brigar com a Starlink de Musk


A Amazon lançou com sucesso os primeiros satélites da iniciativa de internet via satélite da empresa. O lançamento do Project Kuiper foi realizado nesta segunda-feira (28) nos Estados Unidos, sem qualquer problema técnico ou climático para atrasar as operações.

  • O lançamento aconteceu na estação do governo dos EUA que fica no Cabo Canaveral, no estado da Flórida, às 20 horas (horário de Brasília);
  • Foram 27 satélites lançados de uma só vez em baixa órbita terrestre, com previsão para ficarem a 630 km da superfície da Terra;
  • O foguete que fez o lançamento é o Atlas V, da United Launch Alliance (ULA);
  • Os modelos de satélite são versões atualizadas dos protótipos que a companhia apresentou ao público anteriormente.

Apesar do lançamento bem sucedido, a Amazon até o momento ainda não confirmou se os satélites estão operando como deveriam ou se já estabeleceram conexão com a central de controle.

Antes da estreia, a empresa havia colocado apenas dois satélites de teste no espaço em um experimento feito em 2023. A ideia da Amazon era ter feito os lançamentos ainda no ano passado, mas foram vários os atrasos em especial por motivos técnicos não detalhados. O próprio lançamento deste ano atrasou em 20 dias, devido a fenômenos climáticos na Flórida.

O que é o Project Kuiper da Amazon

O Project Kuiper foi iniciado em 2019 e é a iniciativa da Amazon de virar uma operadora de internet com sinal fornecido via satélite. Dessa forma, ela se torna uma concorrente direta da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk.

O objetivo da companhia é fazer cerca de 80 lançamentos ao espaço para ter uma constelação inicial composta por mais de 3.200 satélites — menos da metade da atual estrutura da principal rival. Porém, ela já pretende iniciar o fornecimento de internet via satélite até o final de 2025, após ter algumas dezenas de unidades em espaço.

undefined
A antena receptora do Project Kuiper. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Esse empreendimento não tem relação com a Blue Origin, que é uma empresa de turismo e exploração espacial do cofundador e ex-CEO da Amazon, Jeff Bezos. A companhia pretende investir ao todo cerca de US$ 10 bilhões no projeto, que terá clientes corporativos, governamentais e domésticos.

Como funciona a internet via satélite

A internet via satélite é uma forma de conexão banda larga sem fio que já existe há anos, mas que recentemente virou uma alternativa mais viável de acesso com a presença de novas companhias no mercado e a expansão do serviço.

No cenário brasileiro, por exemplo, a Starlink se tornou líder de mercado em questão de meses e até tem ajudado setores como reservas indígenas e áreas turísticas a terem um sinal estável de internet.

  • Satélites artificiais no espaço enviam o sinal para o consumidor, substituindo uma estação em terra firme que faria essa etapa;
  • O satélite atua um “espelho” que rebate e direciona o sinal de uma estação da operadora até uma antena parabólica receptora;
  • O consumidor precisa comprar separadamente e posicionar esse equipamento, que é conectado a um modem;
  • Durante a navegação, os satélites recebem de volta os sinais e levam eles para os data centers, estabelecendo a conexão e respondendo comandos;

A principal vantagem da internet via satélite é disponibilidade. Por não depender de uma estrutura via cabos e da presença física de unidades da operadora, o sinal chega a localidades que normalmente não teriam cobertura de provedoras convencionais.

Esse é o caso de zonas rurais, cidades pequenas ou áreas de difícil acesso, entre outros casos. Porém, o sinal ainda tende a ser menos veloz que uma conexão via fibra, exige que a antena esteja apontada para o céu sem obstáculos e pode apresentar um tempo de latência ou resposta maior que outros formatos.

A Starlink já começou a vender no Brasil a “Mini”, versão para viagens da sua antena de internet via satélite. Saiba tudo sobre esse assunto por aqui!



FONTE:TECMUNDO

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Quando Until Dawn: Noites de Terror estreia no streaming? Confira o que sabemos

Lançado nos cinemas brasileiros no dia 24 de abril, Until Dawn: Noites...

IA vai tirar emprego de todos os desenvolvedores e 50 anos, diz Yoko Taro

Tecnologias que envolvem inteligência artificial sempre foram pautas para discussões acaloradas nas...

Nave espacial soviética em órbita há 53 anos deve cair na Terra em maio

Uma nave lançada pela extinta União Soviética em 1972 deve cair na...

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (29/04)

Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da Ciência e Tecnologia...