Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Últimas notícias Preservação da Amazônia ganha destaque com artistas drags na França
Últimas notícias

Preservação da Amazônia ganha destaque com artistas drags na França


Com figurinos inspirados em aves ameaçadas de extinção e performances que unem arte, política e identidade, 18 artistas drags brasileiras ocuparam ruas e palcos da França para lançar um alerta: preservar a Amazônia é urgente.

Em meio à crise climática global e no ano em que o Brasil se prepara para sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), o coletivo Themônias levou ao circuito cultural francês um manifesto performático em defesa da floresta e dos povos amazônicos.

O projeto “Revoada das Themônias na França” integra a programação oficial da LILLE 3000 Parade, evento que inaugura o calendário cultural francês. Na primeira apresentação, o cortejo percorreu as ruas do centro de Lille com direito a carro aberto, alas performáticas e montações exuberantes.

“A Revoada com montações foi inspirada na diversidade dos pássaros amazônicos ameaçados de extinção, assim como no imaginário e na cultura da floresta, trazendo à tona a importância da preservação ambiental e as consequências da exploração dos recursos naturais”, destacou Gabriela Luz, artista-pesquisadora e arte-educadora.

A jornada internacional faz parte das ações do Ano Brasil-França, fruto do acordo firmado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

O convite às artistas partiu do galerista e curador Ricardo Sardenberg, como parte de uma articulação do Ministério da Cultura (MinC), com organização da Associação das Themônias da Amazônia (ASCULTA). A manifestação conta com a participação de artistas do Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Roteiro na França

Além das apresentações em Lille, o grupo também ocupará o renomado Théâtre du Nord, onde terá espaço para compartilhar suas linguagens artísticas e a força do movimento amazônico com o público francês. A programação segue até o dia 1º de maio.

Em Paris, a Revoada aterrissa no tradicional Cabaret Madame Arthur, fundado em 1946 e considerado um dos espaços mais simbólicos de resistência LGBTQIAPN+ na capital. Lá, o coletivo realizará uma temporada de performances individuais e coletivas, criadas em parceria com o elenco local.

Para a artista Uhura Bqueer, evidenciar a potência cultural, social e artística da Amazônia para o mundo é o principal legado do projeto.

“Queremos provocar o debate sobre a preservação ambiental a partir da valorização dos povos da floresta, suas culturas e seus ecossistemas. Para manter a floresta em pé, é preciso fortalecer quem vive nela”, reforçou.

Todas as montações foram idealizadas pelas próprias artistas, com base no imaginário amazônico e na rica diversidade de aves da região.

O elenco reúne nomes da cena artística LGBTQIAPN+ do Brasil, como: Uhura Bqueer, Tristan Soledad, Sarita Themônia, Brigitte Liberté, Flores Astrais, Skyssime, Shayra Brotero, Xirleytão, Mila Milambe, Yndjah, Cedric, Johan, Alexia Turner, Rubi da Bike, Monique Lafon, Condessa de Devonriver e Anne Pereira.

A parceria com o Cabaret Madame Arthur também prevê um intercâmbio cultural: artistas do cabaré francês devem se apresentar no Brasil no segundo semestre de 2025, ao lado das Themônias, em diferentes cidades.

“Nós somos um movimento plural e diverso, que nasce e cresce na Amazônia paraense, mas que sonha e ocupa o mundo inteiro. Queremos mostrar que a arte feita por pessoas LGBTQIAPN+ dissidentes de gênero, raça e classe merece espaço, valorização e dignidade”, finalizou Gabriela.



FONTE:CNN BRASIL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rodrigo Caio retorna ao Flamengo para integrar comissão técnica; entenda

O Flamengo anunciou a volta de Rodrigo Caio para o clube nesta...

Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics

O governo brasileiro quer uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade...

Papa Leão XIV diz querer fortalecer diálogo com judeus em carta para rabino

O papa Leão XIV disse às comunidades judaicas do mundo que deseja...

Na China Lula fala sobre Palestina, Guerra na Ucrânia e reforma da ONU

O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (13) de...