Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Últimas notícias Maior traficante de animais silvestres do RJ é preso
Últimas notícias

Maior traficante de animais silvestres do RJ é preso


Um homem, apontado pela polícia civil do Estado do Rio de Janeiro como o maior traficante de animal silvestres do estado, foi preso nesta quinta-feira (8). A prisão ocorreu na BR-101, na altura de Itaboraí, cidade localizada a 55 km da capital.

Durante uma abordagem, os agentes da Polícia encontraram dentro do veículo do homem 163 aves, que eram transportadas em sacolas fechadas. Um segundo investigado também foi detido na ação policial.

Segundo a corporação, os animais seriam vendidos em feiras clandestinas, em especial a de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com a prisão, quatro imóveis ligados ao criminoso foram alvo de mandado de busca e apreensão.

Nos endereços, foram localizadas aves sem documentação, além de anilhas falsificadas, roupas táticas, materiais de caça, celulares, computadores e planilhas de pagamento.

Tráfico de animais silvestres

O tráfico de espécies selvagens é, segundo a Comissão Europeia, o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, atrás apenas dos outros três citados. Estima-se que o lucro anual da atividade gire entre 8 bilhões a 20 bilhões de euros

E segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip), em torno de 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente da natureza brasileira todos os anos.

Em combate a essa atividade criminosa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal têm realizado operações contra traficantes e para resgate dos animais, inclusive com repatriação.

Em 2024, os dados do Ibama mostram que 22.287 animais silvestres foram apreendidos e encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), local responsável para receber os bichos e recuperá-los.

Os dados, extraídos do Sistema de Informações dos Cetas (SisCetas), gerido pela Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama, não incluem animais provenientes de entregas voluntárias. O número é referente a animais apreendidos em diversas situações, desde venda em feiras à repatriação por tráfico. Não há, porém, dados de 2023 para ter comparativo de aumento.

*Sob supervisão de Felipe Andrade



FONTE:CNN BRASIL

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rodrigo Caio retorna ao Flamengo para integrar comissão técnica; entenda

O Flamengo anunciou a volta de Rodrigo Caio para o clube nesta...

Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics

O governo brasileiro quer uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade...

Papa Leão XIV diz querer fortalecer diálogo com judeus em carta para rabino

O papa Leão XIV disse às comunidades judaicas do mundo que deseja...

Na China Lula fala sobre Palestina, Guerra na Ucrânia e reforma da ONU

O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (13) de...