Nos últimos dias de abril de 2025, partes da Europa registraram um apagão elétrico generalizado que deixou diversas cidades sem energia por mais de 12 horas. A interrupção atingiu principalmente Portugal e Espanha, mas também afetou regiões da França, Finlândia, Andorra e de outros países. Mas o que aconteceria em um apagão mundial?
Durante o período de falta de energia em parte da Europa, aeroportos internacionais, linhas de metrô e milhares de empresas interromperam suas atividades. O apagão não afetou todo o continente, mas já causou diversos transtornos.
Se algo assim acontecesse em escala mundial, as consequências seriam ainda mais graves.
O que aconteceria em um apagão mundial?
No dia a dia, usamos diversos equipamentos que dependem de eletricidade, como celulares, computadores, a iluminação e até carros elétricos. Por isso, quase toda sua rotina deixaria de funcionar de uma hora para outra.

Confira alguns dos problemas mais graves que poderiam surgir em caso de um apagão mundial:
- Água: poucos dias após o apagão, o fornecimento de água seria interrompido, já que os sistemas de abastecimento funcionam com bombas elétricas. Inicialmente, as áreas mais distantes e os prédios mais altos seriam os primeiros a sentir as consequências;
- Alimentação: além da comida nos mercados acabarem por conta da falta de abastecimento, os alimentos refrigerados estragaram em algumas horas, já que a energia dos refrigeradores seriam cortadas;
- Produção de combustíveis: os combustíveis se tornariam muito mais caros devido à paralisação dos processos de produção, e os estoques restantes acabariam rapidamente. Isso afetaria diretamente o transporte de alimentos, medicamentos e outros itens essenciais em todo o mundo;
- Saúde: como quase todos os equipamentos hospitalares dependem de eletricidade, os sistemas de saúde ao redor do mundo deixariam de funcionar em alguns dias. Sem energia, médicos não poderiam realizar cirurgias, manter pacientes vivos com respiradores, entre outras funções essenciais;
- Aquecimento: países mais frios, como a Rússia, seriam muito afetados pela interrupção do aquecimento elétrico. Em pouco tempo, isso causaria um cenário caótico, já que grande parte da população não conseguiria se manter aquecida — apesar disso, os sistemas a gás e óleo poderiam durar mais tempo.
O que poderia causar um apagão mundial?
É importante destacar que os impactos de um apagão dependem diretamente da sua duração. Por exemplo, seria possível sobreviver a um dia sem fornecimento de energia, apesar dos transtornos. Contudo, se a falta de eletricidade se estender por semanas ou meses, isso poderia levar ao colapso da sociedade.
Diversos cenários poderiam causar um apagão ao nível mundial, como guerras, falhas críticas na infraestrutura elétrica e fenômenos relacionados a explosões solares ou outros eventos espaciais. Felizmente, ainda não há nenhuma previsão de que isso possa acontecer em breve.
“No mundo de hoje, nossos sistemas são altamente interdependentes e é muito difícil encontrar muitos sistemas que não dependam fundamentalmente de energia. Um cenário de apagão afetará a todos”, disse a diretora da iniciativa de preparação contra problemas em infraestruturas Resilience Shift, Juliet Mian, em mensagem à BBC.
O apagão elétrico que atingiu parte do continente europeu mostrou algumas vulnerabilidades nos serviços essenciais, mas existem outros problemas. Quer saber mais? Entenda como o apagão na Europa afetou a vida em Portugal. Até a próxima!
FONTE:TECMUNDO
Deixe um comentário