Compre seguidores para redes sociais, membros para grupos do Telegram, seguidores Instagram brasileiros 🚀
Comprar Seguidores
Lar Esportes Programa Ginástica nas Quadras celebra mais de três décadas de saúde e inclusão
Esportes

Programa Ginástica nas Quadras celebra mais de três décadas de saúde e inclusão

O Parque da Cidade, em Brasília, foi palco, nesta sexta-feira (30), do 3º Encontro Distrital do Programa Ginástica nas Quadras (PGinq), iniciativa voltada à promoção da saúde, do bem-estar e da integração social, especialmente entre a população da terceira idade. Com mais de três décadas de atuação e 45 polos espalhados por diversas regiões administrativas do Distrito Federal, o programa atende gratuitamente cerca de 12 mil pessoas por ano.

Durante o evento, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou o caráter inclusivo da iniciativa. “O Ginástica nas Quadras veio para promover a saúde da comunidade aposentada, da melhor idade. Mas não é só isso. Eles socializam, se conectam. É muito importante que a gente alcance o idoso que está sozinho, e esse é um momento de integração e acolhimento”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão também participou da celebração e destacou a atuação do governo na valorização de políticas públicas que unem esporte, saúde e educação. “O 3º Encontro Distrital do Programa Ginástica nas Quadras reforça a marca de um governo que trata o esporte como política pública, priorizando a saúde física e mental da população, com inclusão e dignidade”, afirmou.

O programa, que ocorre em quadras, parques e bairros do DF, oferece atividades como pilates e ginástica funcional, sempre orientadas por profissionais de educação física da rede pública. O professor Ronaldo Seggiaro, que atua no polo de Taguatinga há seis anos, explica que o PGinq vai além do exercício físico. “A gente tem alguns pilares: a atividade física como meio, mas também a parte social, psicológica e a interação com a comunidade”, detalha.

Entre os participantes, histórias de transformação pessoal reforçam o impacto do programa. Maria Luciene Costa, de 65 anos, moradora de Vicente Pires, relata os benefícios sentidos após aderir às aulas. “Praticamente não sinto dores, porque a ginástica ajuda demais. Além disso, evita as filas nos hospitais. Espero que o programa cresça cada vez mais e que mais pessoas se conscientizem da importância da atividade física”, disse.

O fortalecimento institucional da iniciativa também foi destaque na semana. Na última terça-feira (27), a Secretaria de Educação publicou a Portaria nº 588, que institui a orientação pedagógica para o Programa Escola-Comunidade Ginástica nas Quadras, reafirmando sua posição como política pública consolidada no âmbito educacional.

A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Soares Braga, lembrou que o PGinq nasceu dentro da rede pública de ensino e que sua permanência na pasta é uma prioridade. “Este é um programa que nasceu na Educação e vai continuar na Educação. Muitos outros órgãos querem levar a Ginástica nas Quadras, mas a secretária Hélvia não abre mão”, pontuou.

Com apoio governamental e perspectiva de expansão, o Programa Ginástica nas Quadras segue como referência nacional na promoção da saúde comunitária por meio da educação, reforçando os vínculos entre escola e sociedade e estimulando uma vida mais ativa e integrada para a população.

Com informações da Secretaria de Educação

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Técnico em campo e líder supremo, Thiago Silva não foi driblado no Mundial

JULIO GOMESSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Duas faltas cometidas e zero dribles sofridos...

Datafolha: 33% apostam que Brasil vencerá Copa de 2026, menor índice histórico

LUCIANO TRINDADE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) A confiança dos brasileiros em relação...

Alison dos Santos supera campeão olímpico em palco de título mundial

Correr no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, parece fazer bem...

Brasil decide AmeriCup feminina de basquete contra Estados Unidos

A seleção feminina de basquete está na final da AmeriCup, no Chile....